Como faço backup de minha loja?
Atenção: É extremamente recomendável que se faça backup de sua loja a cada 3 dias, de preferência em um FTP remoto.
Você pode criar backups em sua loja a qualquer momento através do seu painel de controle. Esses backups podem ser baixados ao seu computador ou enviados à um FTP remoto.
Primeiro precisamos configurar como esses backups serão feitos.
- Acesse o painel de controle de sua Loja Virtual e efetue o login;
- Acesse a aba Configurações e clique no link Loja;
- Na página que se abrirá clique na aba Backup;
- Deixe marcada a opção Habilitar backups locais, ela é extremamente recomendável;
- Caso tenha acesso a um FTP remoto (você pode adquirir um aqui contratando um plano de hospedagem) habilite a opção Habilitar backup em FTP Remoto. Em Detalhes do Servidor FTP insira os dados pedidos.;
- Habilite a opção Habilitar backups automáticos e escolha onde quer que esses backups sejam feitos, seja no servidor local ou no servidor remoto;
- Clique em Salvar.
Pronto, agora os backups serão feitos automaticamente em sua loja.
Você poderá também criar um backup a hora que desejar. Para isso acesse a aba Ferramentas e clique no link Backups. Siga então os passos abaixo.
- Clique no botão Criar Backup;
- Escolha se o backup será feito Localmente ou em seu FTP remoto, escolhendo as opções do que deseja que seja incluído neste backup;
- Após completar clique no botão Iniciar Backup e aguarde o término;
- Após o término do backup ele aparecerá na página. Ao lado dele existe um botão chamado Abrir diretório de backup, o qual você deve clicar;
- Uma página que não existe se abrirá, você deve então inserir no final do link: /database.sql.gz;
- Seu navegador solicitará que você faça o download do arquivo. Salve onde desejar e aceite a solicitação.
OBS: É recomendável que se faça o backup em um FTP remoto pois é a única maneira de se salvar as imagens dos produtos.